O que é Grafologia - Parte II - História, aplicabilidade e muito mais !




   Grafologia é o estudo da personalidade através da escrita. 
   Alguns itens que são avaliados na análise por exemplo, é o tamanho da escrita, a inclinação, a direção das linhas, a pressão, o espaçamento entre letras,palavras e linhas, o grau de personalização da escrita, a velocidade, dentre outros aspectos. 
  A análise grafológica pode expressar o estado emocional do sujeito,bem como o grau de confiabilidade e maturidade,a saúde mental e física, a energia, os complexos,o nível de inteligência, a sexualidade...
  O estudo não leva em consideração se a escrita foi executada com a mão direita ou esquerda, com os pés ou com a boca. Estudos mostraram que independentemente do órgão que executou a escrita, por mais que a grafia seja diferente esteticamente, guardam entre si as mesmas características psicológicas. 
   Assim como não existem personalidades iguais no mundo, na Grafologia não existe escritas iguais; a forma como o indivíduo escreve reflete a sua forma de ser, com todas as suas peculiaridades. 
   Max Pulver (1889-1952) filósofo, psicanalista, escritor e grafólogo suíço, afirmava que "o consciente escreve. o inconsciente dita". Engana-se quem acredita que quem escreve "é a mão",pois o verdadeiro autor é o cérebro. 
   O gesto gráfico origina-se no cérebro, portanto, qualquer alteração física ou emocional que afete o órgão, inevitavelmente se expressará na grafia. Podemos tomar como exemplo, a escrita trêmula dos portadores do mal de Parkinson, ou, a dificuldade que temos em escrever quando estamos nervosos, tensos.






    Muitas pessoas citam que sua forma de escrever varia bastante, tal fato se deve à análise ser situacional. Somos seres em constante mudança. Estamos condicionados aos mais variados estímulos internos e externos, e esses se manifestam na escrita, alterando sua configuração,mesmo que de maneira tênue.
   No que se refere à aplicabilidade, é amplamente utilizada pelos profissionais de Recursos humanos, para fins de seleção de pessoas, remanejamento de cargos entre outras atividades. Também é utilizada pelo próprio indivíduo, no sentido de autoconhecimento. Orientação vocacional e como teste auxiliar na detecção de psicopatologias ( psicólogos e psiquiatras); orientação conjugal, etc. 
  O primeiro livro de Grafologia foi lançado por volta de 1622, pelo médico italiano Camilo Baldi. Obviamente, a grafologia é mais antiga que a Psicologia, fato utilizado por muitos para levá-la ao descrédito, porém desconhecem que a Grafologia serviu como base para a criação de testes privativos dos psicólogos, como o teste da árvore e o palográfico. O teste palográfico é a Grafologia em sua forma mais simples.
  A credibilidade da Grafologia está intrinsecamente atrelada ao Grafólogo. Sua formação e experiência irá influenciar inevitavelmente na qualidade dos laudos emitidos por ele, que vão influenciar na confiabiliadde dessa valiosa ferramenta. 
  O que acaba deslustrando a Grafologia é a ausência de regulamentação em alguns países. No Brasil há jurisprudência afim de regulamentar o Grafólogo como profissional no país, para saber mais sobre a tramitação clique aqui.
  A Grafologia, assim como toda ciência,sofre aprimoramentos. Muitos "Grafólogos" utilizam métodos arcaicos ou superficiais para realizar análises. 
  A formação do Grafólogo requer tempo, dedicação, empenho, experiência... Não raro, a misturam com ocultismo, astrologia...
  Se você precisar de um Grafólogo para realizar grafoanálises ou para cursos, procure verificar a sua formação, experiência e a metodologia usada. Se for a análise isolada de letras (Grafologia alfabética/dicionário de letras), fuja!!!!!!!!!!!!!!!  A análise moderna não analisa muitas letras, diferentemente do dicionário que analisa praticamente a maioria ou todas. Existem até livros sobre o tema, o que acaba ofuscando ainda mais a ciência.



Você  também poderá se interessar por : A VERDADE SOBRE A GRAFOLOGIA  
 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):