A importância do autoconhecimento






"Até você se tornar consciente, o inconsciente vai dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino."

Carl Jung


  Começo a postagem com esta brilhante frase do Carl Gustav Jung, um dos maiores nomes da Psicologia.
  A mente também adoece, assim como o corpo. Não temos a cultura de conhecer nosso mundo interior, somente o exterior. Nos preocupamos tanto com as questões externas ao ponto do EU ser deixado à deriva, infelizmente. Pouco nos foi ensinado em como evitar adoecermos mentalmente,em como gerir as emoções, (que podem nos levar ao declínio);  em como ser mais resilientes e menos suscetíveis às mazelas externas.
  De fato, existe uma parte em nós que é desconhecida, que por sua vez, nos leva a agirmos de forma a não nos darmos conta do porque dos nossos comportamentos e fatos negativos que se repetem demasiadamente em nossas vidas, nos trazendo extremo desconforto.
  Se conhecer é fator primordial para evoluirmos pessoalmente. Assim podemos melhorar ou adquirir relacionamentos saudáveis, ter maior autocontrole, resiliência, inteligência emocional.
  Você já parou para pensar porque muitas pessoas se queixam de suas mazelas e não buscam a melhoria ? Porque as pessoas acovardam na hora de tomar decisões que vão trazer benefícios à elas ? Porque, em muitos casos, reclamar e sofrer é mais cômodo do que imprimir mudança à existência ?



“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros.”

C. G. Jung

  Até as pessoas mais intelectuais e brilhantes do mundo podem estar arruinadas no campo sentimental porque desconhecem a si e com quem se relacionam.
  Quantos relacionamentos doentios deixaram pessoas frias e totalmente descrentes na hora de recomeçar ?
  Ninguém vêm com um manual; não raro, pessoas oportunistas, dissimuladas e manipuladoras aproveitam da boa fé alheia para obter benefícios próprios. Muitos passam anos e anos fazendo mal ao próximo e continuam acima de qualquer suspeita? Azar? Certamente não.
  A culpa foi sua ou do outro ? Você que agiu de má-fé ou não foi capaz de "ver além do que os olhos podem ver"?
 Porque muitas pessoas são tomadas por amores obsessivos dos quais não conseguem se livrar?
 Porque pessoas de boa índole sofrem na mão de pessoas inescrupulosas ?




"Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo.Se a boca se cala fala as pontas dos dedos."

Freud

  Se, por um lado, não nos conhecemos por completo, por outro, este lado oculto será expresso por meio de palavras, atitudes e comportamentos. Isto explica perfeitamente o motivo pelo qual muitos são agressivos, ciumentos, inseguros, deprimidos, etc.
  A verdade é uma só: Se não conhecemos nem a nós mesmos, quem dirá o próximo. Este é o principal motivo pelo qual nos decepcionamos tanto com relacionamentos. Idealizamos o par perfeito; colocamos nas mãos do outro a missão de nos preenchermos. E devido à um possível vazio interno nos deixamos levar por situações incertas.
 A falta de autoconhecimento causa danos desastrosos: suicídio, pouca capacidade de suportar dores, relacionamentos com pessoas de má índole, ausência de aceitação de si mesmo, depressão, estresse, pensamentos sombrios e perturbadores,agressividade, medos, receios e fobias injustificáveis, problemas sexuais, dificuldades em superar adversidades, transtornos alimentares entre outra gama de mazelas.

Então, qual seria a solução para este cenário ?


"Não há despertar de consciências sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão"    Carl Jung

  Bom. Buscar o autoconhecimento é o primeiro passo !
  Desta maneira, evoluímos pessoalmente. Se conhecer é uma forma de melhorar os relacionamentos e poder evitar alguns possíveis transtornos mentais que possamos vir a ter. Muitas das vezes temos algum "impasse" na saúde mental e não nos damos conta; não sabemos quem somos de verdade e nem o que queremos ser. Uma orientação vocacional seria interessante para quem tem dúvida sobre qual carreira seguir.
 O autoconhecimento poderá ser adquirido através de diversas maneiras, com o auxílio de Psicólogos, Psicanalistas,Grafólogos confiáveis (etc). Digo confiáveis pelo fato de muitos utilizarem uma metodologia arcaica, em desuso. Tal fato se deve à ausência de regulamentação da técnica em nosso país, infelizmente.
  O Grafólogo é o profissional que estuda a personalidade através da escrita. Com o uso da Grafologia o analisado conhecerá seus pontos positivos e de melhoria, seu tipo de inteligência, qual a visão que o indivíduo tem de si mesmo, a energia física, os medos, receios e complexos. A sexualidade. O estado emocional. O modus operandi. A aptidão; a produtividade; sua moral. A forma em que o indivíduo se relaciona; o grau de extroversão entre outros inúmeros dados.
  A Grafologia ainda engatinha no Brasil,mas, na Espanha por exemplo é ministrada a título de especialização, confira aqui
  Muitos utilizam a Grafologia no ambiente organizacional, principalmente nos processos de Seleção de pessoal (Recursos humanos). Outros utilizam para conhecer o caráter das pessoas com as quais se relacionam, e o mais importante: conhecer a si mesmo, e assim, poder elucidar algumas questões, tornando a vida bem mais leve, e ofuscando o conceito de "martírio existencial". 

Thaís Guimarães



Contato: atendimento@graphominas.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):