A Grafologia no Brasil






   A Grafologia principalmente no Brasil sofre com inúmeras barreiras. Devido a ausência de regulamentação, a ciência acaba sendo vulgarizada e marginalizada. Diversos cursos e até mesmo livros na área causam extremo desconforto aos Grafólogos de ponta. Existem profissionais que desonram sua ocupação em todo o mundo, e com a Grafologia não seria diferente, levando em consideração a falta de normalização da mesma. Como mencionado anteriormente, existem metodologias execráveis relacionadas à Grafologia e muitos são "formados" por esse método. Outro ponto importante são os cursos rápidos que são ministrados em massa pelo país que não dão a base suficiente para que o aluno possa traçar perfis grafológicos confiáveis. O erro que acaba sendo do Grafólogo passa a ser da ciência. No exterior, o futuro Grafólogo tem que ser graduado em Psicologia ou Psiquiatria. No Brasil com apenas o ensino médio a pessoa pode se dizer Grafólogo.          Devemos considerar que os precursores da Grafologia não tinham uma formação específica na área da Psicologia,dentre eles se encontram médicos,químicos,filósofos,padres,etc. 
 Os cursos rápidos de Grafologia no Brasil comportam uma duração de 8 à 24 hs normalmente. Essa carga horária não fornece condições para o aluno elaborar laudos grafológicos confiáveis. Essa modalidade geralmente não confere assistência pós curso e o aluno acaba fazendo laudos "no achismo", uma vez que as suas dúvidas não são esclarecidas, o aluno tende a fazer análises equivocadas, o que acaba respingando na credibilidade da ciência.
  Estudar Grafologia exige muita dedicação e esforço, digo até amor, pois se trata de uma ciência vasta e até mesmo complexa.   Muitos desistem pelo caminho. A formação profissional dura anos e muitos buscam por atalhos, utilizando métodos obsoletos ou superficiais. No Brasil ainda é pouco difundida e aceita. Os países mais adiantados em Grafologia são : França,Alemanha,Suécia,Suíça,Itália,União Soviética,Holanda,Espanha,Estados Unidos. É ,ensinada nas grandes faculdades européias,recebendo apoio de organismos estatais nos países mais avançados.Apresenta vantagens como : ser uma análise rápida (para os grafólogos experientes),acessível,confiável e de baixo custo e alto benefício.   Em 1979,foi fundada a Sociedade Brasileira de Grafologia (SOBRAG) em São Paulo,objetivando consolidar a técnica em nosso país,estabelecendo um método confiável de análise. No site da Sociedade você encontra a relação de Grafólogos oficiais por estado,informações sobre cursos,código de ética entre outras informações. Acesse: http://www.sobrag.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):