Facilitando o processo de Grafoanálise

Síntese de orientação na Grafologia 
Olá caros leitores, apaixonados e simpatizantes pela Grafologia ! :D

A postagem irá abordar a síntese de orientação, uma ferramenta que confere maior confiabilidade na execução da análise grafológica. 


1) O que é síntese de orientação grafológica e porque utilizá-la?


    Uma análise grafológica nos permite conhecer centenas de características da personalidade do escritor. Para evitar que o Grafólogo faça apenas um amontoado de dados sem nexo,a síntese de orientação norteia o processo, facilitando a triagem dos dados encontrados. Apesar de ser um item primordial numa grafoanálise, é negligenciada por muitos "Grafólogos". 

    Escolher uma síntese de orientação é de suma importância em uma análise grafológica. Como podemos descobrir vários traços psicofísicos na grafia e alguns por sua vez são contraditórios entre si,a síntese se orientação é considerada uma "bússola",facilitando a conjugação dos dados, eliminando as dúvidas, confirmando as "suspeitas", enfim, é um método moderno e confiável.
   Existem várias sínteses, e nessa postagem é abordada uma, que considero bem "fácil" !


Síntese entre Forma e Movimento. 

   A grosso modo,a  Forma em Grafologia é a parte estética da letra, o design; o  Movimento está relacionado com a velocidade em que a escrita é executada. 
    A escrita pode ter o predomínio da forma ou do movimento e até mesmo o equilíbrio desses dois gêneros. 

  • Predomínio da forma 
Quando a grafia apresenta predominância da forma,observamos um grafismo que parece estático,imóvel,lento,padronizado,regular,pouco espontâneo. A escrita nos dá a impressão de desenhada.

    Indica: Opressão das emoções. Tradicionalismo. Obediência. Acúmulo de tensões. Organização. Comum em pessoas perfeccionistas e metódicas.
Quando a forma é descomunal, o indivíduo passa uma impressão de si que muitas vezes não corresponde com a realidade.(mascarado). Assim como o indivíduo cuida da "apresentação da grafia", assim o faz com sua forma de se colocar no mundo. "Cuida" da sua conduta e das coisas,tende a ser organizado e a aceitar as regras, a não dizer tudo o que pensa,seguindo uma conduta que considera ideal,mesmo que esta esteja em desconexão com sua real maneira de ser.


Figura 1 
__________________________________________________________________


Figura 2
____________________________________________________________________




  • Predomínio do Movimento :
 O movimento está intrinsecamente ligado à velocidade em que a escrita é executada. Quando existe o predomínio do movimento,temos uma escrita rápida,com desigualdades de dimensão,inclinação,pressão,etc.

 Indica:  Indivíduo pouco convencional. Geralmente impaciente e original.
Enérgico,criativo,dinâmico,imediatista. Costuma ter reações exageradas face às pequenas contrariedades. Eficiência. Ausência de autocontrole. Falta de reflexão ao agir. 


Figura 3 
________________________________________________________________________



  • Quando há equilíbrio a forma não se destaca sobre o movimento e vice-versa. O grafismo se movimenta e não perde a "forma". O equilíbrio revela flexibilidade,equilíbrio,claridade de espírito,intelectualidade,firmeza,liderança,precisão,ponderação,controle da esfera emocional.



Nunca é demais frisar que nenhum signo gráfico tem valor isolado. Os signos tem de ser conjugados entre si. Para chegar à um perfil fiel à personalidade do escritor,os traços tem que serem analisados com a influência dos demais. Temos que "descobrir" o que leva o escritor a agir de tal maneira (...)








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):