Conheça a história da Grafologia- A análise da personalidade através da escrita.


Olá caros leitores ! :) 
Para os apaixonados pela Grafologia e por quem se interessa por este assunto,essa postagem irá contar de forma objetiva a história da Grafologia ! :*



HISTÓRIA DA GRAFOLOGIA 

    As raízes da Grafologia são de origem italiana e francesa.
Aristóteles(354-322 a.c), Demétrio de Faléreo (309 a.c), Dionísio (100 a.c),Confúcio entre outros literatos e filósofos já relacionavam a personalidade com a escrita de forma intuitiva,sem o rigor científico.
  Shakespeare no século XVI foi um dos precursores ao citar “ Dê- me a escrita de uma mulher e lhe falarei sobre o seu caráter”.
O primeiro livro de Grafologia foi escrito pelo médico italiano Camilo Baldo em 1622.
   Um dos grandes nomes da Grafologia é o abade francês Jean Hippolyte Michon (1806-1881); publicou o livro “Les mystéres de l’écriture”; o termo Grafologia foi criado por ele.
  Crépieux Jamin (1858-1940) é considerado o verdadeiro pai da Grafologia moderna; sua obra de destaque é o ABC da Grafologia. Suas classificações são seguidas por muitos grafólogos atualmente.
  Ania Teillard, discípula de Jung, com a obra “El alma y la escritura” cria a “Grafologia Junguiniana”. A partir de sua obra,muitos conceitos de Jung passam a ser incorporados na  análise grafológica.
  Por volta de 1900,Ludwig Klages (1872-1956),filósofo e doutor,cria sua própria escola,com base nas obras de Michon e Jamin.
  Max Pulver (1890-1953) psicólogo suíço,considerado um dos precursores da Grafologia moderna. Sua obra de destaque é o “Simbolismo da escrita”(1931). Deve-se a ele a introdução da teoria da divisão das teorias psicanalíticas na grafoanálise.
 O padre italiano Girolamo Moretti (1879-1963) contribuiu significativamente com a Grafologia. Existe a escola Morettiana seguida por muitos grafólogos.
  No Brasil a Grafologia se iniciou por volta de 1900,com o doutor José Aguiar de Costa Pinto,através do livro “A Grafologia em Medicina legal”.
 Em 1979,foi fundada a Sociedade Brasileira de Grafologia (SOBRAG) em São Paulo,objetivando consolidar a técnica em nosso país,estabelecendo um método confiável de análise.
  As grafólogas brasileiras Odette Serpa Loevy e Cassilda Cubas se destacaram com a obra “Grafologia” .
  Dentre outros respeitosos nomes a nível brasileiro,podemos destacar Paulo Sergio de Camargo,escritor com o maior número de livros do gênero no país;Maria Cacilda Mandruzato,Elizabeth Romar,Ilse Calen entre muitos outros.
Hans Knobloch,Robert Heiss,Maurice Delamin,Lamberto Torbidoni,Marco Marchesan,Matilde Ras,Maurício Xandró,Augusto Vels são alguns dos grafólogos mais conceituados no mundo.




Texto elaborado com base nas obras do mestre Paulo Sérgio de Camargo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):