As dúvidas mais comuns sobre Grafologia


Dúvidas mais frequentes sobre Grafologia 

(imagem: techredefined.com )


   Ouço muitos comentários em relação à Grafologia e espero que essa postagem possa esclarecer as dúvidas mais frequentes.

1) O que é Grafologia ? 

 A palavra vem do Grego graphé, “escrita”,  logos, “palavra, estudo, tratado”; portanto,é o estudo da personalidade através da escrita.
Engana-se quem acredita que "quem escreve é a mão" ! 
O gesto gráfico se origina no cérebro. "O cérebro dita, a mão escreve" (parafraseando Pulver q dizia : 'O consciente escreve,o inconsciente dita'). Qualquer alteração física ou emocional que afete o cérebro com certeza afetará o gesto gráfico,temos por exemplo,a escrita de quem sofre o mal de Parkinson. Para saber mais acesse : http://grafologosonline.blogspot.com.br/2015/02/o-que-e-grafologia-conheca-o-estudo-da_23.html .

2) Minha letra muda muito 

  Muitas pessoas alegam que a sua escrita muda bastante,que tem muitas grafias,que a "Grafologia não é válida para eles"...
Na verdade a grafia da pessoa muda apenas alguns traços,tanto que,um perito grafotécnico descobre facilmente que as diferentes escritas é do mesmo autor; mesmo que a escrita varie de cursiva para tipográfica por exemplo. 
Uma pessoa que tem "vários tipos de escrita" pode ser uma pessoa emotiva,mas,apenas com uma análise completa poderíamos afirmar a característica. 

3) Sou ambidestro e cada mão tem uma escrita completamente diferente da outra 

  Na Grafologia, o indivíduo pode escrever com os pés, com a boca que não está livre de ser analisado rs. Estudos revelam que indivíduos que passaram a escrevem com os pés por exemplo apresentaram os mesmos traços psicológicos que tinham quando escreviam com as mãos.

4) Grafologia tem relação com astrologia,adivinhação,ocultismo ?

Não, não e não. Por mais que existem sites de astrologia com conteúdos de Grafologia, elas não estão relacionadas. 
No Brasil a Grafologia não é reconhecida e por este motivo a técnica acaba sendo vulgarizada, algumas pessoas a usa forma indiscriminada,sem a mínima qualificação para tal. 


5) O que a Grafologia pode identificar na escrita ? 

Podemos identificar sinais da personalidade do escritor,temperamento,saúde física e mental etc. 
Não realizamos nenhum diagnóstico por meio da Grafologia,sempre utilizamos outros testes para a confirmação.  

6) O que preciso para ser um Grafólogo ? 

No exterior, o indivíduo tem de ser psicólogo ou psiquiatra para ser Grafólogo. No Brasil como não há regulamentação para tal, a pessoa tem de ter, no mínimo, ensino médio completo,bom português,senso psicológico,noções de direito,psicologia,psiquiatria,filosofia,ser dedicado,observador,imparcial,ético(...) ; fazer cursos de Grafologia, e não me refiro a esses "cursos" espalhados por aí,com carga horária em torno de 20 hs. Um bom Grafólogo também é supervisionado por outro experiente por no mínimo 2 anos. 
Ninguém vira Grafólogo da noite pro dia como prega alguns cursos por aí. São necessários anos de prática,estudo e supervisão por parte de um Grafólogo competente e experiente.



No Brasil temos a Sobrag- Sociedade Brasileira de Grafologia, no site você encontra a relação de Grafólogos oficiais por estado,informações sobre cursos,código de ética entre outros dados. 




"Dê-me a escrita de uma mulher e eu lhe falarei sobre seu caráter". 
Willian Shakespeare 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):